SANTOS-DUMONT

GUARNAE-BE inicia as homenagens aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont

Na ocasião, foi realizada uma Cerimônia Cívico-Militar de descerramentos do Busto do Tenente Raimundo Nonato do Rêgo Barros, piloto militar que dá nome ao Colégio
Publicada em: 30/05/2023 16:38
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

Nesta segunda-feira (29/05), foram iniciadas as comemorações alusivas aos 150 anos de Nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, pelas Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém.  Estiveram presentes nos eventos o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

Em visita ao Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), o Comandante Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, e o  Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Nogueira, foram recebidos pelo Diretor do CTRB, Coronel Intendente Christiano Pinto Marçal, juntos aos alunos e docentes da instituição de ensino, no início do dia.  

Na ocasião, foi realizada uma Cerimônia Cívico-Militar de descerramentos do Busto do Tenente Raimundo Nonato do Rêgo Barros, piloto militar que dá nome ao Colégio, e da Placa do Código de Honra dos Alunos. Além disso, houve o voo simbólico da maquete da aeronave 14 Bis, em homenagem ao “Pai da Aviação”, Santos Dumont. 

No contexto das comemorações alusivas aos 150 anos do Nascimento de Dumont, o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Nogueira ressaltou a importância do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, no cenário da aviação, como o precursor da dirigibilidade aérea. “Aqui no Pará, quando exaltamos Santos Dumont,  sempre vem a lembrança Júlio César, um estudioso paraense das ciências aeronáuticas que desenvolveu a forma fusiforme dissimétrica dos balões, proporcionando dirigibilidade aérea. Vale lembrar ainda que quando houve a tentativa de ascensão do balão Santa Maria de Belém, na Praça da Sé, em 1884, por Júlio Cesar, Santos Dumont tinha apenas 11 anos de idade. Foi provavelmente a  partir dos conceitos patenteados na época tanto aqui, quanto nos Estados Unidos, Europa e Rússia, por Júlio Cesar, que Santos Dumont  fundamentou o seu aprimoramento de balões", finalizou.

Também esteve presente no evento, o ex-comandante do I COMAR, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, atual Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP). 

Fotos: BABE

imagens/original/45593/WhatsApp_Image_2023_05_29_at_17.52.11.jpeg
imagens/original/45593/WhatsApp_Image_2023_05_29_at_17.52.11_(1).jpeg
imagens/original/45593/WhatsApp_Image_2023_05_29_at_20.26.12.jpeg